terça-feira, 2 de junho de 2015

O lado obscuro do novo Google Fotos

terça-feira, 2 de junho de 2015 - by Igor Tech

No final de semana fui ao Berlin Festival, um festival de música que acontece anualmente na capital alemã, e fui surpreendida pela forma de pagamento via tecnologia NFC presente na pulseira do evento. Apesar do transtorno de ter que enfrentar filas para "depositar" o dinheiro na pulseira, e depois ter que informar meus dados bancários para resgatar os 2 euros que sobraram de saldo, a compra de bebidas e comida ficou muito mais rápida e prática, bem como a conveniência de não ter que carregar dinheiro comigo o tempo todo. Contudo, nada foi informando antes do festival ou dada uma alternativa a quem preferisse resgatar o dinheiro na hora de ir embora. O mesmo me parece acontecer com o novo Google Fotos, apresentado durante o Google IO 2015, no qual a comodidade de uso do serviço pode esconder as implicações da utilização da plataforma.
nfc tecnologia berlin festival
Em entrevista ao site Medium, Bradley Horowitz, vice-presidente do Google para streams, fotos e compartilhamentos, falou mais abertamente sobre as funções e implicações do novo serviço de edição e armazenamento de imagens da gigante das buscas, o Google Fotos. Durante o IO 2015, os engenheiros da Google preferiram falar do espaço de armazenamento ilimitado que a empresa oferecia para os usuários e que o mesmo já pode ser usado independente do Google+, mas se esqueceram de informar como a plataforma realmente funciona. De acordo com Horowitz, o Fotos deve ser encarado como um serviço equivalente ao Gmail, que começou concorrendo com outros provedores, ofereceu recursos de gerenciamento únicos e hoje é um dos maiores serviços de email do mundo. Assim, a ideia é dar ao usuário uma plataforma gratuita, onde todas as fotos capturadas usando um dispositivo móvel sejam armazenadas automaticamente e organizadas através de uma tecnologia que reconhece não apenas o rosto das pessoas, mas árvores, flores e até festas de aniversário... até o momento.
Na conferência para desenvolvedores da Google ficou bastante claro que a empresa está investindo em tecnologias que facilitam o cotidiano dos usuários, assim, em vez de você precisar estender suas férias por mais dois dias para organizar o álbum de fotos da viagem de férias, o algoritmo do Fotos fará o serviço para você. Além disso, facilitará a edição e o compartilhamento dessas imagens nas suas redes sociais. O serviço de nuvem também fará com que você mantenha uma cópia das suas memórias armazenada por tempo ilimitado.
O Fotos é capaz de criar pequenas histórias com base nos dados das suas google PHOTOS 1 2nte a quantidade de informações que estamos compartilhando ao usar tal serviço? Segundo Horowitz, caso as informações capturadas a partir da análise destas imagens possa otimizar a experiência dos usuários com os serviços da Google, elas serão usadas no futuro:

A informação recolhida a partir da análise das fotos não é usada fora do produto (Fotos) - não hoje. Mas se acharmos que podemos entregar grande valor aos usuários usando essa base de dados, tenho certeza que consideraríamos essa opção.

O exemplo usado pelo executivo da Google foi o do Google Now: quando você está atrasado para um voo e o serviço informa que o mesmo terá um atraso de uma hora, por exemplo, você poderá respirar aliviado, pois não perderá o avião pelos próximos 60 minutos. Tudo isso é possível por causa da conexão entre o Google Now e Gmail. Assim, caso o software do Fotos reconheça que você possui um Fiat, e a empresa queira alertá-lo sobre um recall,a Google poderá oferecer tal serviço. Mais uma vez, os dados coletados nas suas imagens podem ser usados para a sua comodidade, mas implicam diretamente na sua privacidade.
A questão é ter em mente aquilo que você deseja compartilhar e aquilo que está sendo obrigado a fazer para usar um produto. Eu realmente adorei poder usar uma pulseira com tecnologia NFC para pagar o que eu consumisse em um festival, mas ter que correr atrás do meu dinheiro depois não me agradou nenhum pouco, contudo não tive outra opção. Em relação a usar o Fotos, existem opções no mercado, como um backup contínuo da minha galeria em um HD externo que, apesar pode não ser cômodo, pelo menos mantém minhas informações privadas na medida do possível.
E você, com qual opção ficaria: a mais ou a menos cômoda?

Tags:
About the Author

Write admin description here..

© 2013 Igor Tech . WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9