Bom pessoal, ví uma pergunta lá na Q&A e resolvi postar aqui um tutorial de instalação e configuração doChainfire 3D pra usuários do SGA. 
Apesar de usar o app e saber como configura-lo,
Então vamos lá, pra que serve o Chainfire 3D?

O Chainfire 3D é um aplicativo que diminui as texturas dos jogos, fazendo com que eles rodem de forma mais rápida e suave, alguns jogos que normalmente ficam muito lentos ou nem rodam nos celulares de processadores mais fracos ou que não possuem um chipset gráfico dedicado, passam a funcionar com menos lags ou dependendo o jogo, passa a rodar normalmente, as vezes também faz com que alguns jogos que não rodam no mesmo funcionem.

NOTA: Não funciona em FROYO, o celular recebe loop infinito.

Chainfire 3D é um intermediário Driver OpenGL, mas o que significa isso?

Isso significa que Chainfire3D fica entre as suas aplicações e os drivers gráficos, e pode interceptar e/ou aplicar comandos de mudança entre os dois. Ele tem algumas funções built-in, e pode ser prorrogado com plugins para fornecer funcionalidade extra.


Abaixo um passo a passo de como instalar.

1) Baixe a Versão atualizada do Chainfire 3D na Play Store ou na minha Dropbox, sugiro que baixe da Dropbox pois pode ser necessário o apk posteriormente.

2) Baixe os Plug-ins.

3) Extraia a pasta para a raiz do cartão SD.

4) Instale-o e abra com as permissão de SuperUser.

5) Vá na opção CF3D DRIVER e depois em Install.

6) Seu celular vai reiniciar, depois que ele ligar abra o Chainfire 3D novamente, e agora vá na opçãoINSTALL PLUGINS/SHADERS, caso ele não esteja visível na grade de apps será necessário reinstala-lo, para isso use o apk baixado na Dropbox.

7) Aparecerá 3 opções, [libGLEMU_QUALCOMM.zip/libGLEMU_POWERVR.zip/libGLEMU_NVIDIA.zip], click em uma de cada vez, e espere a mensagem ZIP INSTALL COMPLETE aparecer.

8) Volte ao menu inicial do aplicativo e click na opção FIX MARKET SETTINGS[Apenas na versão PRO]

9) Agora click em Default OpenGL Settings > Reduce texture quality > Reduce texture size.

10) Agora clique em Use plugin e selecione a opção POWERVR essa é uma opção padrão para deixar, mais depende do jogo que você vai rodar, se for algum jogo que por exemplo utilize TEGRA, você pode alterar para utilizar o jogo, eu uso QUALCOMM no meu SGA por ele possuir esse processador, mas fica a critério de cada um.

11) Na versão PRO você ainda possui a opção de definir como o Chainfire 3D se comportará com jogos específicos, é só ir em Per-app OpenGL settings, selecionar o jogo, desmarcar a caixa Use default settings e configurar da maneira que melhor lhe satisfazer.

12) Reiniciei o aparelho pra fixar as configurações. [Opcional]

Curta seu jogo! 

OBS: Qualquer procedimento feito aqui envolve riscos para o seu celular, o relato mais comum são algumas distorções nos gráficos, então instale por sua conta e risco, nem eu, nem ninguém do BrasilDroid se responsabiliza por seus atos.