quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Guia: como instalar o Ubuntu Linux

quarta-feira, 11 de setembro de 2013 - by Igor Tech

Ubuntu Quantal
Você cansou do Windows e quer se aventurar a usar alguma distribuição Linux, mas não sabe por onde começar? Montamos um passo a passo com todas as etapas necessárias para ter o sistema funcionando na sua máquina. Em nosso tutorial, vamos instalar o Ubuntu em um notebook convencional, bastando baixar a imagem no site oficial (utilizamos o Ubuntu Desktop 12.10 versão 64 bits) que possui aproximadamente 800 MB.

Preparação

Antes de começarmos, é importante decidirmos se queremos instalar o Ubuntu com o Linux e escolhermos qual bootar ao ligar a máquina (opção que recomendamos por vários motivos) ou se iremos zerar o disco rígido e deixar só o Ubuntu instalado. No primeiro caso, é necessário reservar um espaço em disco para o outro sistema operacional ou mesmo instalar o sistema em um segundo disco rígido. Em ambos os casos, embora o Ubuntu possa ser instalado utilizando apenas 5 GB, recomendamos reservar pelo menos 20 GB para não ter problemas no futuro.
Outro ponto importante é que, embora o Linux tenha evoluído bastante em relação ao reconhecimento automático de hardware, conhecer os componentes de seu computador é sempre valioso para terminar a instalação e configurar algum componente adicional. Se possível, anote em um papel qual é modelo da placa de vídeo, antena wireless e assim por diante.
Após baixar o Ubuntu, basta gravá-lo em um DVD usando o programa de sua preferência. Caso esteja utilizando o Windows 7 ou 8, esta etapa é mais simples: clique com o botão direito do mouse no arquivo e em seguida em "Gravar imagem". 

Mãos à obra

Depois de gravar o Ubuntu em um DVD, reinicie a máquina e escolha a opção de realizar o boot pelo Ubuntu. Após iniciar, teremos duas opções:
Como instalar o Ubuntu - 01
  • Try Ubuntu: roda o Ubuntu diretamente do DVD, ideal para quem quer experimentar o sistema sem realizar nenhuma modificação na máquina. A experiência é relativamente ruim, afinal há uma enorme perda de desempenho já que a velocidade do DVD é devagar, mesmo se comparado a um disco rígido convencional;
  • Install Ubuntu: inicia diretamente a instalação. Mesmo que o usuário escolha "Try Ubuntu", é possível iniciar a instalação por meio de um atalho no desktop.
O processo de instalação é iniciado em inglês, mas é possível configurar o sistema para funcionar em Português do Brasil logo nesta primeira janela.
A próxima etapa, "Preparing to install Ubuntu", pede que três itens sejam cumpridos para um melhor aproveitamento da instalação.
Como instalar o Ubuntu - 02
  • Ter 4,4 GB (5,5 GB nas versões mais novas) de espaço disponível em disco: lembramos que este é o mínimo. Recomendamos pelo menos 20 GB;
  • Estar conectado a uma fonte de energia: para quem está instalando o Ubuntu em um laptop, é possível instalar sem conectar a fonte. Se for o caso, recomendamos que a máquina tenha carga suficiente para aguentar todo o processo de instalação — essa etapa dura aproximadamente 40 minutos;
  • Estar conectado à internet: essa opção é recomendada por praticidade, pois instala automaticamente atualizações e codecs proprietários durante a atualização. Recomendamos fortemente esta opção e que o usuário marque as opções "Instalar atualizações durante a instalação" e "Instalar softwares de terceiros", pois acredite: não é agradável ter que instalar manualmente codecs para qualquer tarefa, como músicas MP3, vídeos em flash e executar qualquer tipo de filme.
Agora chegamos à parte que desencoraja muitos usuários: o particionamento de disco. Temos três opções: instalar o Ubuntu com o Windows, substituir o Windows ou "Algo diferente". Se você liberou espaço suficiente, a primeira opção pode poupar esta etapa enquanto a segunda elimina o Windows da máquina e utiliza todo o disco para o Ubuntu. 
Como instalar o Ubuntu - 03
Ambas são excelentes opções e funcionam na maioria das vezes, mas é importante sabermos o que estamos fazendo e conhecer um pouco mais como funciona o Linux, então selecionamos a opção "Algo diferente". A janela que abrirá não é bonita, muito menos intuitiva, mas com algumas dicas começamos a ficar mais familiarizados:
Como instalar o Ubuntu - 04
  1. Os discos são identificados como "sda" ou "hdb", que na verdade são as partições do disco. "sd" significa SATA Disk (discos rígidos mais novos e SSDs), e "hd" é hard drive (modelos mais antigos). Já a terceira letra é o número da partição, ou seja, "a" é a partição 1, "b" é a partição 2 e assim por diante. Sabendo disso, agora vamos ver o que fazer com essa informação.
  2. Enquanto no Windows estamos acostumados a formatar as partições como NTFS, o Ubuntu e outras distros Linux em geral utilizam o sistema de arquivos Ext4. Precisamos criar pelo menos uma partição com esse formato para instalar o sistema, mas temos que reservar pelo menos 1 GB para criar uma outra partição de "swap", que funciona basicamente da mesma forma como amemória virtual do Windows.
Com as informações acima já podemos entender como particionar nosso disco. Em nosso exemplo de um disco de 20 GB, podemos criar uma partição de 19 GB formatada como Ext4 com ponto de montagem "/" (que é o equivalente ao C: do Windows) e continuar com a instalação. Assim, podemos instalar o Ubuntu em sua forma básica: uma partição para o sistema e outra para swap
Na parte de baixo temos que escolher onde o bootloader será instalado, que por padrão é o mesmo disco onde o Ubuntu será instalado. Isso é extremamente importante para quem pretende ter a máquina com um dual-boot entre o Windows e Linux através de uma ferramenta chamada GRUB. Não precisamos nos ater a esta parte, principalmente em máquinas que possuem somente umdisco rígido.
Esta não é a única forma de particionar o disco. O usuário pode optar com layouts de partição mais sofisticados (separando a partição/home em uma partição Ext4 isolada, equivalente a ter uma partição específica para dados no Windows) e sistemas de arquivos diferentes (como ReiserFS ou mesmo NTFS), mas essa etapa requer um conhecimento adicional do Linux e pode comprometer a integridade do sistema se executada de forma errada.
Como instalar o Ubuntu - 05
Ao clicar em "Continuar", a instalação já é iniciada, mas são necessárias algumas informações como a localização do usuário e suas informações, bem como senha e nome do computador. Feito isso, basta aguardar o fim da instalação, clicar em reiniciar, remover a mídia de instalação e começar a usar o Ubuntu.
Como instalar o Ubuntu - 06
Conseguiu instalar o Ubuntu sem problemas? Conte para nós!


Matéria completa: http://canaltech.com.br/tutorial/linux/Guia-como-instalar-o-Ubuntu-Linux/#ixzz2ZlELDOhx 
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

About the Author

Write admin description here..

© 2013 Igor Tech . WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9