quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Android: 5 formas de tirar screenshots

quarta-feira, 11 de setembro de 2013 - by Igor Tech


Diversas são as vezes em que algo interessante surge na tela do computador ou do celular. Interessante a ponto de nos fazer tirar uma screenshot para gravar aquela imagem ou texto e poder mostrar para outra pessoa aquele conteúdo.
Quando você está utilizando um computador, seja ela de mesa ou portátil, essa funcionalidade é muito fácil de ser feita, já que existem dezenas de programas que foram criados justamente para fazer a captura de tela. Aparelhos que rodem iOS também facilitam a vida de seus donos com uma combinação de atalhos que desempenham essa função.
Mas e para aqueles que estiverem usando um Android cuja versão é anterior à 4.0 (Ice Cream Sandwich) – a primeira a ter uma função para capturar tela embutida? É aí que o bicho pega! Mesmo assim, existem algumas maneiras para resolver esse pequeno problema.
Neste guia, vamos mostrar meios simples e outros mais complexos de tirar essa barreira dos aparelhos Android e tornar possível a captura de tela sem sofrimentos. Os métodos dependem da versão do sistema que roda em cada dispositivo. Portanto, fique atento às maneiras que se encaixam perfeitamente ao seu caso.

Tão simples quanto um Ice Cream Sandwich

Vamos começar pelo mais fácil de todos: a captura de tela a partir de um aparelho com Android 4.0. Esta versão do sistema, conhecida como Ice Cream Sandwich, é a mais recente e a que apresenta uma gama imensa de ferramentas.
Android: 6 formas de tirar screenshots (
Uma delas, a mais importante para nós neste texto, é a funcionalidade embutida que permite tirar screenshots, algo que não existia no Android até então. Se você é dono de um celular com esta versão, pode parar de ler o artigo nesta dica se quiser, pois não é preciso nenhum outro método.
Tudo o que você precisa fazer é apertar ao mesmo tempo o botão que diminui o volume e o que desliga o smartphone. Mantenha-os pressionados durante cerca de 2 segundos, até que a imagem tirada apareça flutuando na tela. A captura é salva automaticamente em uma pasta da galeria. Para visualizá-la, basta acessar esse diretório.

Atalhos embutidos e quase secretos

Alguns aparelhos que rodem versões anteriores ao Ice Cream Sandwich também possuem uma ferramenta que permite fazer captura de tela sem ter que instalar algum aplicativo. Entretanto, apenas uma quantidade pequena de dispositivos apresenta essa característica e, o pior de tudo, é que esses atalhos são tão embutidos que se torna difícil encontrá-los.
Android: 6 formas de tirar screenshots (Fonte da imagem: Reprodução/Samsung)
Sabe-se que alguns aparelhos da Samsung apresentam esses atalhos, como o Galaxy Note e o Galaxy SII. Você pode tentar fazer as combinações de teclas no seu aparelho, mesmo que não seja um dos modelos citados acima, e ver o que acontece.
Como publicado nos sites MakeUseOf e Giz-China.com, as combinações mais comuns são as feitas com as seguintes teclas, pressionadas simultaneamente:
  • Botão Ligar/Desligar junto com o botão Home;
  • Botão Ligar/Desligar mais o Voltar;
  • Botão Liga/Desligar junto com o Menu;
  • Botão Ligar/Desligar combinado a uma das teclas de volume, seja a responsável por aumentar ou por diminuir a intensidade do som;
  • Botões Menu e Home ou os botões Menu e Voltar e assim por diante.
São várias as possibilidades de combinações que podem ser feitas para testar se o seu aparelho possui essa funcionalidade. Vai que em meio às tentativas você ainda acaba descobrindo alguma outra ferramenta que nem sequer imaginava que existia. Não custa passar um tempo tentando para descobrir do que mais o seu Android é capaz.

Aplicativos específicos para Galaxy e Tegra

Se você procurar no Google Play, provavelmente encontrará um aplicativo específico para captura de tela em aparelhos Android. O nome dele é Screen Capture Shortcut e ele possui uma versão gratuita e uma paga, essa última dando acesso a uma variedade maior de funções. O problema deste software é o fato de ele não ser de uso geral, pois funciona apenas em três modelos: Galaxy S, Galaxy Tab e Galaxy SII.
Android: 6 formas de tirar screenshots (Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)
Existe ainda outra opção no Google Play, o AndroSS. Este programa permite tirar screenshot sem ser necessário fazer root no aparelho. Entretanto, ele só funciona em dispositivos que utilizem hardware baseado na plataforma Tegra. É preciso pesquisar se o seu Android se encaixa nesse pré-requisito e se é compatível com o programa antes de baixá-lo.
Caso você possua um desses portáteis citados acima, ótimo, seu problema pode ser resolvido aqui mesmo. Caso contrário, o jeito é cruzar os dedos e segu

Tags:
About the Author

Write admin description here..

© 2013 Igor Tech . WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9