Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições com um pequeno tutorial do processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã.
Como muitos de vocês, (ainda ontem), assim que tive tempo, a primeira coisa a fazer quando cheguei a casa foi instalar o Backtrack 5. Relembrados que o BackTrack 5 é baseado no Ubuntu 10.04 LTS, tem suporte para o ambiente gráfico Gnome (além do KDE e Flubox), suporte para sistemas de 32 e 64 bits e ARM e é totalmenteopen source. Deixo alguns screens para verem como é fácil a instalação.
Para instalar o Backtrack 5 devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Fazer download do Backtrack 5 aqui
Passo 2 – Gravar num DVD ou PenUSB e fazer boot. No primeiro ecrã devem escolher a opção: BackTrack Text – Default Boot Text Mode
Passo 3 – Para iniciarem o interface gráfico para procederem a instalação, devem escrever “startx” . Não esquecer que as credenciais de acesso para o Backtrack são:
User: rootPassword: toor
Passo 4 – Depois de arrancar em modo live, basta escolher a opção Install BackTrack.
Passo 5 – Vamos agora escolher o idioma de instalação
Passo 6 – Vamos agora definir o nosso fuso horário
Passo 7 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado
Passo 8 – Preparar o espaço em disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar e utilizador o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Ubuntu.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Especificar as partições manualmente (avançado).
Passo 9 – Finalizadas as configurações, é só mandar instalar.
Depois é só esperar e deixar instalar. No meu PC, o BT5 demorou cerca de 30 minutos a instalar.
Depois de instalador, basta reiniciar e na hora de introduzir as credenciais coloquem as indicadas no passo 3(depois podem mudar ).
Com podem ver pela imagem anterior, o Backtrack é bastante conhecido pelas ferramentas de penetração e auditoria de redes que disponibiliza. Está tudo compilado e pronto a funcionar. Experimentem!
Artigos relacionados